quarta-feira, 28 de outubro de 2009

DOM OSCAR ROMERO



"Mentiria se dissesse que não tenho instinto de conservação, mas a perseguição é um sintoma de que estamos no caminho certo. Estamos agora no meio de um corrente que já não pode ser detida, mesmo se alguém morre. Tenho sido frequentemente ameaçado de morte. Devo dizer-lhes que, como cristão, não creio na morte, mas sim na ressurreição. SE ME MATAM RESSUSCITAREI NA LUTA DE MEU POVO..."

"Nenhum soldado está obrigado a obedecer uma lei imoral, ninguém tem de cumpri-la. Já é hora de recuperarem sua consciência, sem dar ouvidos à ordem do pecado. Em nome de Deus e deste povo sofrido, povo cujos lamentos sobem até ao céu. Suplico-lhes, rogo-lhes, ordeno-lhes, em nome de Deus: CESSEM A REPRESSÃO".

(Dom Oscar Romero - Arcebispo de El SAlvador)


Por causa destas palavras sua morte foi decretada.


Na tarde de segunda-feira, 24 de Março de 1980, D. Oscar Romero oficiava a missa na capela do Hospital da Divina Providência. Pausadamente pronunciou as seguintes palavras: Peço a todos vocês que elevem uma prece ... por todas as mortes que dia-a-dia correm neste país. Segundos depois dispararam-lhe no coração uma bala mortal. A bala abriu-lhe o peito e ele caíu de costas. Às 6:25 horas da tarde, estava consumado o seu martírio.

AS CENAS DESTE FILME RETRATAM DE MANEIRA MUITO BONITA A CAUSA ABRAÇADA POR DOM OSCAR ROMERO. O OLHAR E O SOFRIMENTO DOS POBRES E MARGINALIZADOS SUSTENTAM SUA FÉ E LHE DÁ CORAGEM DE ABRAÇAR SEU MARTÍRIO. JESUS FICOU MAIS CONHECIDO E VIVENCIADO NESTES GESTOS, ONDE O SILÊNCIO E A FÉ SOBREPUSERAM O PODER DAS ARMAS. VALE A PENA CONFERIR, AINDA QUE SEM LEGENDAS. AS IMAGENS FALAM POR SI, NOS FAZEM REZAR! SEGUE O LINK: