domingo, 3 de agosto de 2008

SERIA SANTO...


Estava refletindo sobre o primeiro texto, postado pelo João nesse Blog , "SOBRE A SALVAÇÃO DA MINHA ALMA" de Rubem Alves. Lá o autor cita algumas palavras de Lutero, monge agostiniano, que por suas discordâncias foi "motivado" a iniciar a Reforma juntamente com várias justificativas político-economicas em seu determinado contexto.
Do ponto de vista religioso, e sem universalizar opiniões, acredito que Lutero fez um bem danado à Igreja! Até arrisco o palpite em dizer que ele não queria o cisma e a sua excomunhão. A história de Francisco de Assis muito pouco se difere da história de Lutero na sua essência! A diferença é que Francisco não sofreu retaliações maiores por pertencer a família nobre (mesmo que não fizesse uso do seu prestígio como bem sabemos). Acredito que se Lutero fosse Lutero pós Concílio Vaticano II seria elevado a honra dos altares!!!

Segue a breve reflexão de Rubem Alves sobre as palavras de Lutero:

"Acho que Cristo enche todos os espaços do universo. Lutero falava da ubiquidade do corpo de Cristo e dizia que ele está presente até na menor folha, muito embora nas folhas o nome dele não esteja escrito. Quem ama uma folha ama Cristo. Quem tem amor respira Cristo, mesmo que não fale o nome dele. Tiago diz que os demônios sabem tudo sobre Deus e, no entanto, são demônios. Os reformadores falavam no Christo absconditus – isso é, o Cristo escondido, invisível, sem nome, em toda a Criação. Quem ama, mesmo que não cite as Escrituras e nem saiba o nome de Cristo, está nele. Cristo não pode ser engarrafado em nomes religiosos. Isso seria heresia, negar a sua onipresença".

Nenhum comentário: